Primeiramente vamos ao conceito do que é um programa de sócio torcedor. É um programa de associação, onde o torcedor paga um valor mensal ao clube e em contrapartida tem direito a assistir aos jogos com desconto nos ingressos, desconto em produtos oficiais e participa de ações e eventos exclusivos, ou seja, adquire uma relação mais próxima com o clube.
Se no mercado “comum” o cliente é razão de existência de uma empresa, no meio esportivo o torcedor é essa razão para o clube, é ele o seu principal patrimônio e é para ele que todas as ações devem estar voltadas.
O que move o torcedor é a emoção. Promover ações que potencializem esse sentimento é, sem sombra de dúvida, algo muito importante em se tratando de programa de sócio torcedor; buscar o sentimento de pertencimento por parte da sua torcida, fazer com que ela se sinta importante em todos os momentos do clube, desde a formação do elenco até a conquista de um título. Assim, o programa de sócio torcedor não deve ser apenas uma forma de compra de ingressos, é muito além disso.
Para cada tipo de torcedor o tratamento deve ser personalista, ter um programa que seja funcional e que se faça presente principalmente quando houver algum problema. É inadmissível que o torcedor deixe de assistir à partida de futebol no estádio devido a um problema no cartão/ingresso ou demore horas para solucionar um problema, que poderia ser resolvido por meio de um aplicativo, por exemplo.
Um dos exemplos de sucesso é o S.C Internacional que, há 10 anos, bateu a casa de 100 mil sócios e, desde então, esse número nunca mais baixou. Durante a pandemia o quadro se manteve e é a linha de receita mais robusta de 2020. O programa de sócio torcedor do clube começou na década de 80 e hoje conta com 80% de associados adimplentes. Como forma de agradecimento, o clube irá criar um memorial próximo ao Estádio Beira Rio com nome de todos os sócios torcedores que estiveram ao lado do clube nesse momento difícil. Há muitos outros bons exemplos de como alavancar receitas e trazer o torcedor para o dia a dia do clube, o que não pode acontecer é achar que o programa de sócio torcedor acaba quando o ingresso é vendido, quando na verdade está apenas começando
Mundo afora existem vários exemplos de sucesso quando se trata de sócio torcedor. No Brasil é comum a comparação dos programas de sócio torcedor com os da Europa principalmente, quando o que deveríamos é procurar soluções e ajustes para as nossas condições. Isso não significa que não devemos aprender e trazer boas ideias já testada em outros cenários.
Um comentário sobre “Sócio torcedor: uma fonte de receita ainda pouco explorada no Brasil”
Eu já tenho um modelo de sócio que vai revolucionar a história do sócio torcedor, o clube que quiser saber só me procurar no Whatsapp 85 99655-5225 “Sócio torcedor com alavancagem e retenção” 100 mil sócio em 60 dias.