Os Clubes Brasileiros ultimamente tem apostado bastante em campanhas de marketing para camisas comemorativas, terceiros uniformes e até mesmo em ações conjuntas com a torcida para a criação de camisas estilizadas.
A Pandemia do COVID-19 trouxe para o mundo e para o futebol uma grave crise financeira, onde a falta de receitas de bilheteria e os vários meses sem jogos colocaram em xeque o orçamento dos clubes para 2020.
Uma das formas encontradas para atrair o público, gerar engajamento e consequentemente “fazer caixa”, foi a interação virtual com os torcedores e o lançamento de produtos, utilizando o marketing digital e as vendas on-line para isso. Essas campanhas já existiam antes da Pandemia, mas após o isolamento social a aposta no digital cresceu exponencialmente mostrando para os clubes que há um grande mercado no “virtual” e que o marketing digital é a solução.
Vários clubes investiram então no lançamento de produtos virtuais e em vendas de camisas comemorativas, e conseguiram gerar lucro e mais sócio torcedores.
Clubes como o Atlético-MG, Remo, Fortaleza, Náutico, Grêmio Prudente, Fluminense, Coritiba, Paraná, além da atual campanha do Outubro Rosa, onde a Adidas lançou o uniforme cor de rosa para os clubes que patrocina, como Flamengo, Internacional e São Paulo, além do Cruzeiro (que ainda não foi revelado), tiveram camisas novas durante o período da Pandemia e alavancaram as vendas no momento de crise.
ATLÉTICO-MG
Destaque para a campanha do “Manto da Massa” do Atlético Mineiro, onde o torcedor Flávio Markiewicz criou o modelo e venceu o concurso, tendo o seu modelo fabricado e vendido pelo clube. Nessa campanha o Galo arrecadou quase 20 Milhões de Reais em 7 dias de vendas com mais de 100 mil unidades vendidas, além de aumentar em aproximadamente 50% o seu programa de sócio torcedor.
REMO
Outra campanha interessante foi a da 3ª camisa comemorativa do Remo, com uma homenagem aos 185 anos da “Cabanagem”. A “Revolução Cabana” foi uma revolta popular e social ocorrida durante o Império entre 1835 a 1840, na antiga província do Grão-Pará, que ajudou na formação histórica e cultural do estado do Pará.
FORTALEZA
Por fim o mais recente lançamento foi o do Fortaleza intitulado de “Les Bleus” (os azuis, em francês), em comemoração ao seu aniversário de 102 anos, onde resgatou suas origens francesas, que veio com seu fundador Alcides Santos. Ele trouxe tanto a paixão pelo futebol quanto a tradição e as cores da França para o Fortaleza. O uniforme Les Bleus retrata essa interação. O grito Les Bleus que é entoado pela torcida francesa quando a seleção está em campo.
O uniforme tem dois modelos, o de linha, que segue o padrão atual da seleção francesa, já a versão goleiro é uma homenagem ao arqueiro Felipe Alves, que é chamado carinhosamente pela torcida de Ice Man. Assim vai se chamar a camisa de goleiro que fará parte do uniforme Les Bleus.
2 comentários sobre “Camisas Comemorativas e o Marketing Digital”
Poxa até que fims outras informações que estava
encontrando não tinha nada a ver com o assunto.
Infelizmente são poucos os sites no qual encontrei o que
procurava e bem escrito a informação correta. Obrigado e
compartilhado nas minhas redes sociais com alguns colegas.
Obrigado pelo comentário, siga a gente também no Instagram e Youtube, tem muito conteúdo bacana la.