A mala branca no mundo do futebol

Olá a todos! Espero que estejam todos bem e que 2021 esteja sendo melhor que o ano de 2020, que esportivamente ainda não se encerrou, já que ainda falta finalizar a última rodada do Campeonato Brasileiro de futebol masculino, série A. Bem como ainda não ocorreu a decisão da Copa do Brasil.

É justamente em razão da última rodada do Brasileirão ainda estar para acontecer que redijo este artigo, já que um torcedor do Internacional, em entrevista, se propôs a dar um incentivo, (ao que tudo indica financeiro) aos jogadores do São Paulo, que nesta última rodada enfrentam o Flamengo. Para o colorado ser campeão, há a necessidade de o Flamengo perder e do Internacional vencer o Corinthians.

É a chamada “Mala Branca”.

Aquela ofertada por alguém, que tenha interesse em um resultado esportivo seja ele um empate ou uma vitória de determinado time sobre outro, com o objetivo de favorecer a um terceiro interessado. Mas Higor o que existe de errado em se querer pagar para um trabalhador fazer o seu trabalho melhor com mais empenho, se eu dou uma caixinha para o garçom me servir em um casamento?

Tudo errado, porque o garçom não parar de passar com bolinhas de queijo (são minhas favoritas, por isso fica de exemplo) não vai prejudicar a ninguém. Já ajudar uma equipe a ter uma motivação extra para vencer, sim.

Explico

Em uma festa de casamento as bolinhas de queijo estão lá para serem comidas por todos, menos os que tenham intolerância à lactose. E, se alguém comer um e outro comer 20 nada muda. Pagar para uma equipe vencer a outra muda a classificação, tanto é que se está dando o incentivo justamente por isso. Ou seja, o princípio da competitividade e da imprevisibilidade do resultado estarão comprometidos.

Mas e na prática?

Na prática ficamos com a possibilidade de alguém usar a mala branca, para influenciar uma série de apostas. E existem diversas casas de aposta ao redor do mundo que podem aceitar aposta em jogos do Campeonato Brasileiro, que pode se justificar este investimento. A aposta está atualmente em uma grande simbiose com o futebol: vejamos só a grande quantidade de casas de aposta online que patrocinam times e programas esportivos.

Não é possível dizer que a mala branca existe somente para fazer um time campeão ou ajudar outro a se classificar para algum torneio internacional. Como não é possível se saber qual a interação de quem paga o incentivo e de quem o recebe. A legislação proíbe tal prática: vejamos o estatuto do torcedor, apenas como exemplo, de regras legais que visam impedir tal prática.

Por estas razões se busca impedir a mala branca.

E, cada vez mais, se tornará difícil esta acontecer já que é cada vez mais complexo sacar grandes quantias de valores em espécie no banco, já que esta mala é paga em dinheiro e sem deixar rastros, já que se for possível a sua comprovação como por meio de transferência, existirá a prova de um crime. Além da necessidade de ser lançado no imposto de renda como uma doação e que seja efetuado o pagamento do imposto sobre doação

Assim, concluímos que esta prática comum no futebol brasileiro, atualmente é proibida, e que a sua proibição visa tentar garantir uma competição sem fatores externos atuando, seja em benefício de clubes ou de terceiros que apostam nos resultados esportivos. E que poderá deixar de acontecer no futuro, não pela implicação penal envolvida, mas pela incapacidade de se conseguir o acesso ao dinheiro para realizar este tipo de pagamento.

Um comentário sobre “A mala branca no mundo do futebol

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *